MARTINS, Ana Cristina (2022) – Maria de Lourdes Costa Arthur (1924-2003). Madrid na antecâmara de um projecto inacabado: 1953. Diaz Andreu, M., Torres Gomariz, O. e Zarzuela Gutierrez, P. (coords.) – Voces in crescendo. Del mutismo a la afonia en la historia de las mujeres en la arqueologia espanola, Colección Petrarcos, Publicaciones INAPH, p. 121-136
MARTINS, Ana Cristina (2024) – Vila Nova de São Pedro e Maria de Lourdes Costa Arthur (1924-2003): uma história no feminino, DINIZ, Mariana; MARTINS, Andrea; NEVES, César & ARNAUD, José M. (Eds.) Vila Nova de São Pedro e o Calcolítico no Ocidente Peninsular 2. estudos & memórias 23. Lisboa: UNIARQ/FL-UL, p.103-120.
MARTINS, A., DINIZ, M., NEVES, C., & ARNAUD, J. M. (2021a) – Povoados e Necrópoles no Estuário do Tejo. Primitiva Bueno Ramírez & Jorge A. Soler Díaz (Eds.), Ídolos. Olhares Milenares. Guia da Exposição. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia / Museo Arqueológico de Alicante / Museo Arqueológico Regional, p.152-155.
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; NEVES, César; ARNAUD, José Morais (2021b) – O simbólico em Vila Nova de São Pedro: ídolos, estatuetas e simbologia. Bueno Ramirez, P. y Soler Díaz, J. (Coord.) – Ídolos. Olhares Milenares – O Estado da Arte em Portugal. Lisboa, Portugal: MNA e Imprensa Nacional: p. 103-121.
Nas milhares de peças arqueológicas recolhidas em Vila Nova de São Pedro (VNSP) e depositadas no Museu Arqueológico do Carmo (MAC), destacam-se, pelas suas características formais e interpretativas, os objectos relacionados com o simbólico. Desde logo, os denominados ídolos cilíndricos, um conjunto de mais de 90 exemplares, maioritariamente de calcário, apresentando as típicas incisões decorativas na zona mesial compostas pelas denominadas “tatuagens faciais” e olhos. Estes artefactos surgem em numerosos contextos funerários e habitacionais do sudoeste da Península Ibérica, ao longo do Calcolítico, podendo ser traçadas áreas de dispersão geográfica enquadradas por características iconográficas e simbólicas. Neste artigo abordaremos principalmente estes “ídolos”, inicialmente circunscritos ao mundo dos mortos, mas que seguramente farão parte do mundo dos vivos, participando em cerimónias realizadas no interior dos núcleos habitacionais ou reflectindo actividades de produção destes povoados calcolíticos.
Além dos ídolos cilíndricos as estatuetas antropomórficas de cerâmica ou osso, as estatuetas zoomórficas de cerâmica, as placas de xisto, a cerâmica simbólica e a abundante iconografia existente nas placas de tear revelam-nos que estes artefactos fariam parte de acções quotidianas do povoado de VNSP onde o simbólico e o funcional estão interligados.
VNSP revela, assim, esta dualidade entre povoado fortificado e povoado simbólico, pelas suas estruturas e pelos seus artefactos, permanecendo como um dos sítios peninsulares chave para a compreensão das comunidades do 3º milénio a.C.
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; NEVES, César; ARNAUD, José M. (2021c) – The symbolic in Vila Nova de São Pedro: Idols, statues and symbology. Bueno Ramírez, P. e Soler Diaz, J. (eds.), Mobile images of Ancestral Bodies: a Millennium-long perspective from Iberia to Europe –Zona Arqueológica, nº 23, Vol. II. Museu Arqueológico Regional: 121-138.
In the set of thousands of archaeological artifacts revored in Vila Nova de São Pedro (VNSP), stand out the objects related to the symbolic, due to their formal and interpretive characteristics. Above all the so-called cylindrical idols, a set of more than 90 specimens, mostly of limestone, presenting the typical decorative incisions in the top zone composed of the so-called “facial tattoos” and eyes. These artefacts appear in funerary and domestic places in the Western Iberian, along the Chalcolithic period, with areas of geographical dispersion could be related by iconographic and symbolic characteristics.
In this paper, we will mainly address these “idols”, initially circumscribed to the world of the dead, but which will certainly be part of the world of the living. They were part, probably, of ceremonies held inside the housing center or reflecting the production activities of these Chalcolithic settlements.
In addition to cylindrical “idols”, anthropomorphic ceramic and bone figurines, zoomorphic ceramic figurines, schist plates, symbolic ceramics and the abundant iconography on loom weights reveals that these artifacts would be part of the daily actions of VNSP, where the symbolic and the functional are interconnected.
VNSP thus reveals this duality between a fortified settlement and a symbolic settlement, due to its structures and artefacts, remaining as one of the key Iberian places for the understanding of the human societies of the 3rd millennium BC.
MARTINS, Andrea, DINIZ, Mariana, NEVES, César, & ARNAUD, José Morais (2023) – Poblados y necrópolis en el estuario del Tajo. Primitiva Bueno Ramírez & Jorge A. Soler Díaz (Eds.), Ídolos. Miradas Milenarias desde el extremo suroccidental de Europa. Guía catálogo. Huelva: Museo de Huelva, Junta de Andalucia, p.188-191.
MARTINS, Andrea, NEVES, César, ARNAUD, José, DINIZ, Mariana (2020) – Os motivos zoomórficos representados nas placas de tear de Vila Nova de São Pedro (Azambuja, Portugal). In ARNAUD, José M.; NEVES, César; MARTINS, Andrea, coords. Arqueologia em Portugal 2020 – Estado da Questão. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 551-570. DOI: https://doi.org/10.21747/978-989-8970-25-1/arqa43
Bibliografia
MARTINS, Ana Cristina (2022) – Maria de Lourdes Costa Arthur (1924-2003). Madrid na antecâmara de um projecto inacabado: 1953. Diaz Andreu, M., Torres Gomariz, O. e Zarzuela Gutierrez, P. (coords.) – Voces in crescendo. Del mutismo a la afonia en la historia de las mujeres en la arqueologia espanola, Colección Petrarcos, Publicaciones INAPH, p. 121-136
MARTINS, Ana Cristina (2024) – Vila Nova de São Pedro e Maria de Lourdes Costa Arthur (1924-2003): uma história no feminino, DINIZ, Mariana; MARTINS, Andrea; NEVES, César & ARNAUD, José M. (Eds.) Vila Nova de São Pedro e o Calcolítico no Ocidente Peninsular 2. estudos & memórias 23. Lisboa: UNIARQ/FL-UL, p.103-120.
MARTINS, Andrea (2021) – Iconography of the third millenniumBC in Western Iberia: the representations of deer. Adoraten, 51 – edition 2020, Scandinavian Society for Prehistoric Art, p. 24-40.
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Nas milhares de peças arqueológicas recolhidas em Vila Nova de São Pedro (VNSP) e depositadas no Museu Arqueológico do Carmo (MAC), destacam-se, pelas suas características formais e interpretativas, os objectos relacionados com o simbólico. Desde logo, os denominados ídolos cilíndricos, um conjunto de mais de 90 exemplares, maioritariamente de calcário, apresentando as típicas incisões decorativas na zona mesial compostas pelas denominadas “tatuagens faciais” e olhos. Estes artefactos surgem em numerosos contextos funerários e habitacionais do sudoeste da Península Ibérica, ao longo do Calcolítico, podendo ser traçadas áreas de dispersão geográfica enquadradas por características iconográficas e simbólicas. Neste artigo abordaremos principalmente estes “ídolos”, inicialmente circunscritos ao mundo dos mortos, mas que seguramente farão parte do mundo dos vivos, participando em cerimónias realizadas no interior dos núcleos habitacionais ou reflectindo actividades de produção destes povoados calcolíticos.
Além dos ídolos cilíndricos as estatuetas antropomórficas de cerâmica ou osso, as estatuetas zoomórficas de cerâmica, as placas de xisto, a cerâmica simbólica e a abundante iconografia existente nas placas de tear revelam-nos que estes artefactos fariam parte de acções quotidianas do povoado de VNSP onde o simbólico e o funcional estão interligados.
VNSP revela, assim, esta dualidade entre povoado fortificado e povoado simbólico, pelas suas estruturas e pelos seus artefactos, permanecendo como um dos sítios peninsulares chave para a compreensão das comunidades do 3º milénio a.C.
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; NEVES, César; ARNAUD, José M. (2021c) – The symbolic in Vila Nova de São Pedro: Idols, statues and symbology. Bueno Ramírez, P. e Soler Diaz, J. (eds.), Mobile images of Ancestral Bodies: a Millennium-long perspective from Iberia to Europe – Zona Arqueológica, nº 23, Vol. II. Museu Arqueológico Regional: 121-138.
In the set of thousands of archaeological artifacts revored in Vila Nova de São Pedro (VNSP), stand out the objects related to the symbolic, due to their formal and interpretive characteristics. Above all the so-called cylindrical idols, a set of more than 90 specimens, mostly of limestone, presenting the typical decorative incisions in the top zone composed of the so-called “facial tattoos” and eyes. These artefacts appear in funerary and domestic places in the Western Iberian, along the Chalcolithic period, with areas of geographical dispersion could be related by iconographic and symbolic characteristics.
In this paper, we will mainly address these “idols”, initially circumscribed to the world of the dead, but which will certainly be part of the world of the living. They were part, probably, of ceremonies held inside the housing center or reflecting the production activities of these Chalcolithic settlements.
In addition to cylindrical “idols”, anthropomorphic ceramic and bone figurines, zoomorphic ceramic figurines, schist plates, symbolic ceramics and the abundant iconography on loom weights reveals that these artifacts would be part of the daily actions of VNSP, where the symbolic and the functional are interconnected.
VNSP thus reveals this duality between a fortified settlement and a symbolic settlement, due to its structures and artefacts, remaining as one of the key Iberian places for the understanding of the human societies of the 3rd millennium BC.
MARTINS, Andrea, DINIZ, Mariana, NEVES, César, & ARNAUD, José Morais (2023) – Poblados y necrópolis en el estuario del Tajo. Primitiva Bueno Ramírez & Jorge A. Soler Díaz (Eds.), Ídolos. Miradas Milenarias desde el extremo suroccidental de Europa. Guía catálogo. Huelva: Museo de Huelva, Junta de Andalucia, p.188-191.
MARTINS, Andrea, NEVES, César, ARNAUD, José, DINIZ, Mariana (2020) – Os motivos zoomórficos representados nas placas de tear de Vila Nova de São Pedro (Azambuja, Portugal). In ARNAUD, José M.; NEVES, César; MARTINS, Andrea, coords. Arqueologia em Portugal 2020 – Estado da Questão. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 551-570.
DOI: https://doi.org/10.21747/978-989-8970-25-1/arqa43
MARTINS, Andrea, NEVES, César, DINIZ, Mariana; ARNAUD, José (2020) – Artefactos cilíndricos de Vila Nova de São Pedro – a colecção existente no Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa). Arqueologia e História, nº 70, Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 203-224.
MARTINS, Andrea, NEVES, César, DINIZ, Mariana; ARNAUD, José (2019) – O povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro (Azambuja). Notas sobre as campanhas de escavação de 2017 e 2018. Arqueologia e História, nº 69, Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 133-167
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; ARNAUD, José M.; NEVES, César, DINIZ, (2019) – Vila Nova de São Pedro – de novo no 3º milénio (VNSP 3000): relatório de actividades do ano 2017. Arqueologia e História, nº 69, Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 271-278.
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; ARNAUD, José M.; NEVES, César (2020) – Vila Nova de São Pedro – de novo no 3º milénio (VNSP 3000): relatório de actividades do ano 2018, Arqueologia e História, nº 70, Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 271-278.
MARTINS, Andrea; DINIZ, Mariana; ARNAUD, José M.; NEVES, César (2022) – Vila Nova de São Pedro – de novo no 3o milénio (VNSP 3000): relatório de actividades do ano 2019, Arqueologia e História, vol.71-72, Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 299-305.
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