No projecto VNSP 3000 os trabalhos de Arqueologia Experimental representam um peso bastante significativo, dentro dos objectivos delineados. Neste campo específico, o principal foco passa sempre por identificar as cadeias operatórias de produção dos artefactos, procurando apreender e replicar métodos e gestos que possam ter sido praticados pelos agentes da Pré-História, através da formulação de hipóteses e de tentativas e erro. Estes gestos, repetidos continuamente ao longo de anos, permitem uma aprendizagem prática e aperfeiçoamento, partindo de dados empíricos do registo arqueológico e abordagens teóricas. Para a execução desta tarefa, o projecto conta com o contributo da Prehistoric Skills (Pedro Cura), aproveitando o conhecimento e experiência acumulada em cerca de 20 anos de trabalho nesta temática, com principal incidência em conjuntos artefactuais da Pré-História.
Objectos cilíndricos
Estes artefactos ideotécnicos, cuja funcionalidade prática não se encontra ainda definida, surgem em número considerável em Vila Nova de São Pedro (cerca de uma centena na colecção depositada no Museu Arqueológico do Carmo), não tendo conhecido até ao momento qualquer tipo de abordagem técnica, formal ou de análise de produção. Foi, assim, desenvolvido um programa de Arqueologia Experimental sobre cilindros de calcário que contemplou as várias fases de execução, desde a recolha de matéria-prima (no sítio arqueológico), desbaste inicial, afeiçoamento, tratamento final e decoração, estando este estudo, actualmente, numa fase de processamento de resultados. A execução destes objectos revelou-se moderadamente difícil, devido ao dispêndio de tempo e de repetição de gestos, nomeadamente no afeiçoamento do calcário, processo que demora várias horas.
“Ídolos” cilíndricos de VNSP em exposição no MAC
Processo de Arqueologia Experimental
Produto final – réplica de objecto cilíndrico em calcário de VNSP
Além do estudo no âmbito de VNSP 3000, o elevado potencial científico que este tipo de artefactos apresenta levou à elaboração de um projecto específico, actualmente em curso, centrado nestes elementos:
Título: THE PRE-HISTORICAL SYMBOLIC ARTEFACTS FROM VILA NOVA DE SÃO PEDRO, PORTUGAL: Fingerprinting a production center (SYMOLART) IR: Ana Luísa Rodrigues (Post-doc researcher at IST/C2TN) Entidade financiadora: H 2020-CHARISMA Referência Projecto: BRR_ 586_IP
Utilizamos cookies para melhorar experiência do utilizador, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Consente?
Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade. AceitarPolítica de Privacidade
Investigação
No projecto VNSP 3000 os trabalhos de Arqueologia Experimental representam um peso bastante significativo, dentro dos objectivos delineados. Neste campo específico, o principal foco passa sempre por identificar as cadeias operatórias de produção dos artefactos, procurando apreender e replicar métodos e gestos que possam ter sido praticados pelos agentes da Pré-História, através da formulação de hipóteses e de tentativas e erro. Estes gestos, repetidos continuamente ao longo de anos, permitem uma aprendizagem prática e aperfeiçoamento, partindo de dados empíricos do registo arqueológico e abordagens teóricas.
Para a execução desta tarefa, o projecto conta com o contributo da Prehistoric Skills (Pedro Cura), aproveitando o conhecimento e experiência acumulada em cerca de 20 anos de trabalho nesta temática, com principal incidência em conjuntos artefactuais da Pré-História.
Objectos cilíndricos
Estes artefactos ideotécnicos, cuja funcionalidade prática não se encontra ainda definida, surgem em número considerável em Vila Nova de São Pedro (cerca de uma centena na colecção depositada no Museu Arqueológico do Carmo), não tendo conhecido até ao momento qualquer tipo de abordagem técnica, formal ou de análise de produção.
Foi, assim, desenvolvido um programa de Arqueologia Experimental sobre cilindros de calcário que contemplou as várias fases de execução, desde a recolha de matéria-prima (no sítio arqueológico), desbaste inicial, afeiçoamento, tratamento final e decoração, estando este estudo, actualmente, numa fase de processamento de resultados. A execução destes objectos revelou-se moderadamente difícil, devido ao dispêndio de tempo e de repetição de gestos, nomeadamente no afeiçoamento do calcário, processo que demora várias horas.
Além do estudo no âmbito de VNSP 3000, o elevado potencial científico que este tipo de artefactos apresenta levou à elaboração de um projecto específico, actualmente em curso, centrado nestes elementos:
Título: THE PRE-HISTORICAL SYMBOLIC ARTEFACTS FROM VILA NOVA DE SÃO PEDRO, PORTUGAL: Fingerprinting a production center (SYMOLART)
IR: Ana Luísa Rodrigues (Post-doc researcher at IST/C2TN)
Entidade financiadora: H 2020-CHARISMA
Referência Projecto: BRR_ 586_IP