Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa vnsp@arqueologos.pt 213 460 473

Memória e Identidade

Memória e Identidade

Faz parte integrante do projecto VNSP 3000 a recuperação das memórias ligadas ao Castelo e às escavações que aí decorreram entre 1937 e 1967.

Os relatos e as memórias daqueles que lá trabalharam constituem uma parte fundamental da Identidade de Vila Nova de São Pedro e Torre de Penalva que este projecto procura registar e preservar.

Jornadas Europeias do Património – 2018

No dia 29 de Setembro de 2019, integrada nas Jornadas Europeias do Património, e sob o tema “Partilhar Memórias”, promoveu-se uma visita guiada ao Museu Arqueológico do Carmo e, em particular, à colecção de Vila Nova de São Pedro exposta na Sala 1, onde estiveram presentes habitantes de Vila Nova de São Pedro e, pela primeira vez, alguns dos antigos trabalhadores das escavações deste povoado.

Dentro de um ambiente de grande emoção e simbolismo, foram escutados episódios e memórias das escavações arqueológicas dirigidas por Afonso do Paço e Eugénio Jalhay, tendo sido projectado um vídeo com parte dos registos orais que têm vindo a ser feitos no decorrer dos trabalhos do projecto VNSP 3000.

Cartaz da visita ao Museu Arqueológico do Carmo, integrada nas Jornadas Europeias do Património de 2018.

Pequena galeria de imagens da visita ao Museu Arqueológico do Carmo
(carregar na foto para aumentar a visualização)
Vídeo – Visita ao Museu Arqueológico do Carmo por parte de habitantes de Vila Nova de São Pedro – 29/9/2018
(autoria: José M. Arnaud)