No 3° milénio AC, a Península Ibérica viveu um momento único de aceleração social, constituído por dinâmicas que procuramos reconstituir através da arqueologia. Definir a teia complexa de relações estabelecidas entre territórios e sítios, causa e consequência dessa aceleração, é o objectivo nuclear da plataforma Diálogos no 3° milénio, que (re)une o Alentejo e a Estremadura, os sítios de Perdigões e Vila Nova de São Pedro, continuando, no Presente, os diálogos do Passado. O Projecto Perdigões e o Projecto VNSP3000 visam, com esta parceria, a partilha de conhecimento, metodologias e linhas de investigação. Permitindo o intercâmbio de pessoas, ideias e tecnologias; reunindo investigadores do NIA-ERA Arqueologia, da UNIARQ-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Associação dos Arqueólogos Portugueses e de outras instituições que colaboram em ambos os projectos, esta iniciativa combina de forma pioneira perspectivas empresariais, universitárias e associativas. A primeira atividade dos Diálogos é a visita de ambas as equipas aos trabalhos de campo, que decorrerão em julho de 2022: dia 14 nos Perdigões e dia 19 em Vila Nova de São Pedro.
Outras iniciativas serão oportunamente divulgadas.
Deixe um comentário
Última actualização: 6 de Junho, 2022 por César Neves
Diálogos no 3º milénio
No 3° milénio AC, a Península Ibérica viveu um momento único de aceleração social, constituído por dinâmicas que procuramos reconstituir através da arqueologia.
Definir a teia complexa de relações estabelecidas entre territórios e sítios, causa e consequência dessa aceleração, é o objectivo nuclear da plataforma Diálogos no 3° milénio, que (re)une o Alentejo e a Estremadura, os sítios de Perdigões e Vila Nova de São Pedro, continuando, no Presente, os diálogos do Passado.
O Projecto Perdigões e o Projecto VNSP3000 visam, com esta parceria, a partilha de conhecimento, metodologias e linhas de investigação.
Permitindo o intercâmbio de pessoas, ideias e tecnologias; reunindo investigadores do NIA-ERA Arqueologia, da UNIARQ-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Associação dos Arqueólogos Portugueses e de outras instituições que colaboram em ambos os projectos, esta iniciativa combina de forma pioneira perspectivas empresariais, universitárias e associativas.
A primeira atividade dos Diálogos é a visita de ambas as equipas aos trabalhos de campo, que decorrerão em julho de 2022: dia 14 nos Perdigões e dia 19 em Vila Nova de São Pedro.
Outras iniciativas serão oportunamente divulgadas.
Categoria: Sem categoria
Pesquisa
Artigos Recentes
Últimos Comentários
Arquivo
Categorias